top of page
Buscar
  • Foto do escritorShambala Terapias

Pirite … serás mesmo o “ouro dos pobres”?

Independentemente das “alcunhas” que recebe, é uma das pedras com quem tenho uma grande afinidade, pela confiança, segurança, enraizamento que me traz quando assim o necessito, com um certo toque de invencibilidade, uma capa que me cobre, cada vez que uso uma das minhas pirites, ao mesmo tempo que me permite chegar lá mais fundo em mim, ao meu Eu, trazendo à tona meus sonhos, relembrando-me meus projectos e com aquele sussurrar de confiança do “tu consegues, estás pronta! É o teu momento!”.

Cada Cristal/ Pedra tem as suas características, cabe a cada um de nós sentir depois a missão de cada um deles, e no caso da Pirite, ouvimos com frequência dizer que é a pedra da abundância, atrair riquezas o “ouro dos pobres”, para mim é “ouro” pelo que me traz, pela magia dos “bastidores”.


O nome Pirite, que vem do grego, significa “pedra de fogo”, uma vez que se esfregarmos duas pirites, surgem faíscas. Na antiguidade acreditavam que o segredo do ouro se encontrava na Pirite (ela efectivamente é composta por ouro, mas numa ínfima percentagem), dai que também começou a ser utilizada para atrair riqueza (acreditavam que por si só, ela tinha esse poder). Sabe-se ainda que os Incas a usavam como espelho.

A Pirite é uma pedra que nos vai trazer confiança e estrutura, que nos vai querer fazer brilhar, mas pelo caminho da consciência e de pés bem assentes no chão.

No que se refere à prosperidade, seu papel não é de ser “íman” de dinheiro, mas sim todo um trabalho interno de foco, confiança, e estratégias necessárias, um relembrar dos nossos objectivos/ onde queremos chegar, além de sermos mais conscientes na gestão do dinheiro.

A Pirite também tem o seu lado protector, desfaz bloqueios, é eficaz se pretendemos criar uma grelha de segurança para algum trabalho terapêutico/ meditação. Como está ligada ao Plexo Solar, vai ajudar a combater as depressões, angústias, medos, emoções negativas, trazendo as novas esperanças e confiança. Mas não é só com o Plexo Solar que ela eficazmente se conecta e colabora, podes contar com ela também para o 2º e 7º Chakras.

No nosso organismo tem a capacidade de regular os fluidos do corpo (sangue, muco, bílis) proporcionando uma maior e natural harmonia para os órgãos e glândulas. Tendo ainda um efeito estimulante sobre o pâncreas.

Não podia terminar, sem deixar aqui mais uma referência, é que além de ser conhecida pelo “ouro dos pobres” é também conhecida pelo “ouro dos tolos” , mas aqui para nos relembrar de olharmos para além do superficial/ da capa e encontramos o verdadeiro valor …. Que o verdadeiro “ouro” está perto, não está fora... está dentro de nós !


Mensagem Extra: Confia no teu caminho! Também tu estás destinado a brilhar! Chegou o teu momento! É te pedido que deixes de procrastinar e que tragas os teus projectos/ sonhos à luz, ao conhecimento, que os materializes! Acede à tua criatividade!


Limpeza e Energização: Podemos utilizar uma base de selenite ou uma drusa de ametista. (ambas vão fazer limpeza e energização) Quem pretender pode ainda colocar ao sol para energizar.

Indicações Terapêuticas: Flora Intestinal, Articulações; Cabelos, Pele, Sistema Nervoso, Sistema Respiratório, Brônquios, Pulmões, Oxigenação do sangue, Regeneração celular, Distúrbios no sono.

Depressões, Frustrações e Medos, Problemas de Relacionamentos, Autoconsciência, Criatividade.


** quando aquecida ao sol e colocada sobre os brônquios, vai estimular a respiração.


Att: É uma pedra tóxica! Pelo que não deve ser utilizada em elixires pelo método directo! Não é de igual modo aconselhado o seu uso prolongado em contacto directo com a pele!


... grata de embarcarem comigo nesta viagem pelo maravilhoso Mundo dos Cristais.

Abraço Cristalino em vós

Carla Mendes Faria




bottom of page