top of page
Buscar
  • Foto do escritorShambala Terapias

Os 4 Elementos - 4 Forças da Natureza (em ti) II

Água

  • O elemento ÁGUA é flexível, purificação, emoções, relacionamentos

  • Signos: Caranguejo, Peixes e Escorpião

  • Ideias - Chave: Sentimento; paladar ; instinto; intimidade; imaginação; mediunidade; sonho; grande sensibilidade ; empatia

Qualidades positivas: compreensivo, sereno, moderado, confiante, devoto, piedoso, indulgente, modesto, fervoroso, flexível, meditativo, interiorizado.

Qualidades negativas: indiferente, insensível, preguiçoso, indolente, rígido, retraído, sem consideração, instável, desanimado.


Excesso de água: gera sensibilidade exagerada, suscetibilidade psíquica e emocional, emoções à flor da pele, carências, medos, apreensões, inseguranças. Também uma intensa vida interior com fantasia, imaginação e criatividade, que, no entanto, deve ser canalizada positivamente.

Falta de água: pode ocasionar dificuldade em admitir e expressar sentimentos e emoções, desconfiança de intuições e da vida interior.


Ar

  • O elemento AR é intelectual, movimento, pensamento

  • Signos: Gêmeos, Balança e Aquário

  • Ideias - Chave: Pensamento ; Olfacto; Comunicação ; Mental; Viagens ; Mudanças

Qualidades positivas: livre, cordial, claro, luminoso, independente, otimista, perspicaz, alegre

Qualidades negativas: instável, desonesto, fofoqueiro, astuto, caluniador, tagarela, inconstante, suscetível, esbanjador.


Excesso de ar: alguém “fora do ar”, excessivamente abstrato e pouco prático. Outras características são: sistema nervoso frágil, facilmente abalável, ansiedade na comunicação, possíveis tiques nervosos.

Falta de ar: irreflexão, dificuldade em se entender e relacionar c/ os outros, dificuldade em se ajustar a pessoas e coisas novas ou diferentes, pode haver problemas de articulação, comunicação e expressão verbal.




Como formas de equilibrar, deixo aqui a minha sugestão, em que podemos sempre recorrer aos cristais.

Terra: todos os cristais , especialmente nas cores verde, castanho e preto, tais como Turmalina, Peridoto, ônix, Agata Musgo e podes sempre usar o Cristal Quartzo

Fogo: Granada, Jaspe Vermelho, Cornalina

Água: Água Marinha, Pedra da Lua, Cianite azul , Turquesa

Ar: Citrino , Olho de Tigre , Topázio Imperial


E uma pequena meditação ,

* se pretenderes preparar um pequeno altar , com Cristais (terra), uma Vela (fogo), uma Taça de Água (água) e Incenso (ar).


Respire profundamente e, de preferência, inspire e expire pelo nariz, sinta o ar que entra e o ar que sai e vá relaxando os músculos do corpo, soltando todas as tensões.

Comece por sentir, visualizando os seus pés bem firmes no chão, apercebendo-se neste momento, da conexão entre seus pés e a terra.

A partir deste instante, dê atenção aos seus pés que estão cada vez mais firmes no chão, sinta o magnetismo que o puxa para estar em contato com a Mãe Terra, sentindo-se parte deste lugar.

Agora, ouça ou sinta o seu coração bater e pulsar, sinta a sincronia entre você ,o seu coração, ao coração da Grande Mãe, que também pulsa através de seus quatro elementos: terra, fogo, água e ar.


Sinta o pulsar da terra, que se manifesta através das ondas do mar, que vai e vem, ligando ao elemento água, ao seu movimento, a sua força e fluidez. Seja o próprio movimento das águas.


Sinta o pulsar da terra, que se manifesta também através do sol que o aquece e que emana através dos seus raios, a energia vital, ou prana. Conecte-se com o poder do sol, com o conforto, com o calor e com a energia que ele lhe transmite, ligando ao poder do fogo, que é o de transmutar tudo que nos impede de sentir alegria, motivação e força de vontade. Seja o próprio sol, sinta sua força pulsando dentro do seu coração.


Em seguida, sinta o pulsar da terra que se manifesta através do vento que sopra, ligando ao elemento ar. Este ar que respiramos e que nos traz leveza, serenidade e harmonia com o Todo, com o universo. Seja o próprio sopro do vento, sinta-se leve, permita-se estar em paz com o seu corpo, sua mente e seu espírito.


E por fim, conecte-se com o pulsar do próprio elemento terra através da vida que desabrocha em cada planta, em cada flor que nasce, sinta-se renovado para pensar em novos projetos, para começar algo novo e defina os seus objetivos de vida. Sinta-se em comunhão com a abundância da Terra, a qual não nos oferta poucos recursos. Sinta firmeza em seus propósitos e objetivos, pois uma planta nunca volta atrás em seu projeto de trazer nova vida ao mundo.


Quando o sentir, aos poucos vai regressando e acordando seus sentidos.

Agradeça por este momento.

Em Gratidão


Carla Faria


bottom of page