top of page
Buscar
  • Foto do escritorShambala Terapias

Os 4 Elementos - 4 Forças da Natureza (em Ti) I

Inevitavelmente quando falamos de Natureza , associamos aos 4 Elementos , 4 Forças da essência básica do Universo : Terra , Fogo, Água e Ar.

E quando pensas nela associas a ti ? Na tua constituição ? Como os 4 Elementos estão presentes em ti?

Em jeito de introdução, o elemento terra representa a estrutura do corpo físico e suas sensações; o elemento água está relacionado à bioquímica, às emoções e sentimentos; o fogo dirige-se à energia e à intuição, transmutar, e plano espiritual; o ar reporta-se à mente: pensamentos, entendimento e conhecimento.


Nas escrituras sagradas da India e na base da Medicina Ayurveda, bem como na Medicina Tradicional Chinesa, os 4 Elementos são uma referência importante, nelas defendem que o equilíbrio entre eles proporcionam o nosso bem-estar e nossa saúde .

Como dizemos na nossa gíria , "puxando a brasa à minha sardinha" , a Ayurveda estabeleceu três tipos característicos: Vata ( Éter e Ar), Pitta (Fogo e Água) e Kapha (Terra e Água). Todos nós nascemos com os três Doshas formando uma configuração que é pessoal, mas que vai passando por alterações ao longo da vida (faixa etária e outros factores) . E em cada um de nós os elementos atuam e influem de maneiras absolutamente únicas.

Não é minha intenção neste texto abordar os Elementos sobre a perspectiva da Ayurveda , mas apenas uma breve referência , não podendo deixar de dizer que em determinadas situações em que os nossos doshas entram em desequilíbrio , depois de uma observação podem ser corrigidos, através de cuidados alimentares ou simples práticas ayurvédicas.

No caso Pitta que é responsável pela digestão, o sistema cardio- vascular, as pernas e os pés, os olhos e a visão, pulmões, a assimilação dos alimentos, a atividade enzimática nas células. Desequilíbrios de Pitta acarretam irritabilidade, impaciência, raiva e violência, intolerância, teimosia, bulimia, distúrbios sexuais, neuroses compulsivas, problemas gástricos, visuais, dermatológicos e cardio-vasculares. Quem tem na sua constituição a predominância do dosha Pitta, por exemplo, deve evitar alimentos com sabores ácidos, salgados e picantes, por aumentarem o elemento fogo, e mais facilmente criar os tais desequilíbrios.


Simplificando , os 4 Elementos :

Terra

  • O elemento TERRA é firme, resistente , abundante

  • Signos : Touro , Virgem e Capricórnio

  • Ideias -chave: Sensação; tacto; realidade , o lado concreto e prático da vida; estabilidade e segurança; determinação; paciência ;produtividade e eficiência.

Qualidades positivas: consistente, consciente, perseverante, pontual, cauteloso, resistente, responsável, firme, confiável, sóbrio, ambicioso, respeitoso, realista…

Qualidades negativas: materialista, superficial, preguiçoso, indiferente, lento, suscetível, inconsciente, inconsistente, tímido, desdenhoso…


Excesso de terra: preocupação com as coisas materiais/ concretas, dificuldade de mudar, inflexibilidade, utilitarismo, dificuldade de lidar com pensamentos abstratos, conceitos e teorias. Pode gerar também excesso de rotina, possessividade, teimosia, avareza ou obsessão pelo trabalho.

Falta de terra: dificuldade em lidar com o mundo material/ concreto. A pessoa pode ser muito sonhadora, mas pouco prática. Pode ocasionar problemas para atingir estabilidade, pois falta o “pé no chão”. Pode haver dificuldade de prover as necessidades físicas e de sobrevivência.


Fogo

  • O elemento FOGO é raiva, ego, fervoroso, transmutação, criatividade, mudança, paixão

  • Signos: Carneiro, Leão e Sagitário

  • Ideias - chave: Intuição; visão; dinamismo, possibilidades, acção, futuro; energia; espontaneidade; entusiasmo; paixão.

Qualidades positivas: vigoroso, entusiasmado, corajoso, determinado, criativo, ousado, esforçado, persistente.

Qualidades negativas: irritadiço, impulsivo em destruir tudo, apaixonado, insensato, ciumento, voraz, vingativo, violento, raivoso, intempestivo, suscetível as discussões.


Excesso de fogo: orgulho, arrogância, autoritarismo, impaciência, impulsividade, imediatismo, egoísmo, excessiva autoconfiança.

Falta do fogo: diminuição no nível de ação e entusiasmo perante a vida. A pessoa necessitará ser estimulada para agir, pois tende a faltar-lhe iniciativa, otimismo e alegria. Pode haver também medo de desafios.




(continua)














bottom of page